Criar instalador usando WinRar




Essa é a dica do que eu faço constantemente aqui. Instaladores com o WINRAR.

Bom, com o WINRAR você cria aplicativos que não precisarão de um compactador para rodar. É vantagem pois se você for levar a um outro PC, vai ter que instalar um descompactador.... etc. Geralmente quando eu tenho que formatar minha máquina, para ficar mais conveniente, faço o backup, preservando o “caminho raiz” para as pastas dos arquivos que voltarão no momento que reinstalar o sistema.
Antes disso vamos pegar o programa e instalar...

Baixe ele aqui:
Winrar 3.42 BR

Para começar, eu uso algumas tags que o Windows possui. São exemplos:

Para acessar: : use %SystemDrive% ou %homedrive%
Para acessar: :Windows use %SystemRoot%
Para acessar: :Arquivos de Programas use %programfiles%
Para acessar: :Arquivos de programasArquivos comuns use %commonprogramfiles%
Para acessar: :Documents and Settingsnome_do_usuarioDados de aplicativos use %appdata%
Para acessar: :Documments and Settingsuser use %userprofile% ou %homedpath%
Para acessar: :Documments and Settingsalluser use %ALLUSERSPROFILE%
Para acessar: :Windows use %Windir%
Para acessar: :temp use %TEMP% ou %TMP%
Para acessar: Computador na rede use %logonserver%

Vamos direto para a prática:
Vou citar como exemplo as definições de vírus do Norton. Estes arquivos ficam salvos em “C:Arquivos de programasArquivos comunsSymantec SharedVirusDefs”. Então seleciono os arquivos, clico com o direito do mouse e clico em “Adicionar para o Arquivo...”. Quando o WINRAR abrir, marque inicialmente em criar arquivo SFX. Coloque o Método de Compressão para ótimo (diminui o tamanho do arquivo). Não se preocupe se o formato ficar em ZIP ou RAR, não faz muita diferença neste caso.

Agora vá até a guia Avançado e clique em Opções SFX. Em geral você coloca no caminho para extração o caminho para o save do arquivo. Escreva %commonprogramfiles%Symantec SharedVirusDefs . Marque Criar na pasta atual. Clique em ok para fechar as janelas, espere compactar e pronto. Para colocar os arquivos lá novamente, é só dar dois cliques. Com este pacote, você vai poder colocar dentro do sistema operacional Windows de qualquer máquina, independente de onde ele esteja instalado (c:, d:, e:...), que ele vai encontrar.

Outro exemplo.
Eu tenho o Microsoft Plus Digital Media Edition . Dentro dele existe um pacote de dancers . Estes dancers são os básicos, então um dia eu resolvi baixar outros dancers, bem maiores que o pacote permite. Mas se formatasse meu computador, iria perde-los e ter que baixar novamente no futuro. Então fiz o instalador neles também... Os arquivos ficam em C:Arquivos de programasMicrosoft Plus! Digital Media EditionAudio Converter . Então, coloque os arquivos no WINRAR... lá no SFX, na guia geral, coloque Microsoft Plus! Digital Media EditionAudio Converter e marque Criar em “program files” (isso já corresponde à tag %programfiles%). Clique em ok para fechar as janelas, espere compactar e pronto.

Quando eu faço bakup das minhas fontes (que fica em :windowsfonts) que uso muito aqui, lá no WINRAR, coloco o caminho %SystemRoot%fonts, marcando Criar na pasta atual. A grande vantagem é que desta maneira, quando instalo as fontes o Windows não fica perguntando se eu quero substituir a fonte tal.... que demora muito. O WINRAR apenas pergunta Substituir e eu marco Sim para todos. Em 1 minuto estou com todas as minhas fontes necessárias.

Existem outras opções que você pode aprimorar durante a criação do seu instalador:
Colocar um ícone: nas opções avançadas do SFX, tem a guia Texto e ícone, lá em baixo, procure um ícone para "enfeitar" seu instalador!

Criar um atalho: Você inovando mais, pode criar um atalho na área de trabalho, ou no menu iniciar, ou no menu iniciarprogramas ou no iniciar. Basta ir nas opções avançadas do SFX, na guia avançado e em adicionar atalho.
Usar descompressão em pasta temporária: nas opções avançadas do SFX, basta ir na guia Métodos e marcar Descomprimir para a pasta temporária, ainda podendo alterar o Método de espera que pode ser oculto para passar despercebido e o Método de substituição, que pergunta se você quer substituir os arquivos com ou sem pergunta prévia.
Criar uma licença: você pode criar uma licença para o usuário que vai utilizar o instalador que você criou. Assim você pode criar um arquivo completo com tudo o que você queira comentar, inclusive em html! Crie o arquivo e um programa de edição de html e salve. Lá nas opções avançadas do SFX,vá na guia Lincença e depois carregue o texto que você criou.

Espero que vocês tenham percebido o quanto o WINRAR tem de recursos, galera!
Eu sempre uso e nunca tive problemas, é muito prático depois que você configura tudo. Ainda podendo usar em outras maquias sem problemas.
Valew.
[]’s

Tutorial by m2714.


0 comentários:

Postar um comentário