MSN: Comunicação controversa



Oi, minha gente! Hoje estou aqui para falar dos ‘sentidos’ da comunicação que ocorre em um âmbito que 74% dos brasileiros, segundo dados do Ibope/NetRatings de 2008, frequenta: o tão famoso MSN.

E você, você mesmo que está lendo este post, possui um MSN? Muito provável que sim! Eu também possuo e, sempre que posso, estou online. Não há problema algum nisso, mas a questão é, que por mais emoticons que existam no Messenger e seus recursos sejam cada vez mais aprimorados para que a conversa seja o mais ‘real’ possível, pode haver alguma controversa na comunicação por este meio, uma vez que expressões irônicas podem ser levadas a sério, já que não se vê a pessoa com quem estamos conversando e a sensibilidade de abstração do ser humano, em minha opinião, está cada vez mais defasada.

Claro, há a webcam, por onde os indivíduos podem se ver, mas não são todos que a possuem ou a usam (eu tenho, mas confesso que sou alguém que não gosto de ligá-la: deixar que outra pessoa veja minhas expressões faciais diante de uma máquina faz sentir-me ‘estranha’... Hehe!).

Mas bem, vamos ao ponto em questão: por que pode haver controversa na comunicação? Vejam um exemplo que ilustra minha ideia:

Fulana diz:
Fala piriguete! (em tom irônico, sarcástico, rindo diante do computador)
Ciclana diz:
Como assim, piriguete? Eu não sou periguete não! Por que você ta dizendo isso? (Irritada, ofendida)
Fulana diz:
O quê? (espantada)
Ciclana diz:
É, isso mesmo! Era só o que me faltava... Vai #@%&... (furiosa)
Fulana diz:
Calma... (tentando se explicar)
Ciclana diz:
Não quero saber! (extremamente irritada)
Fulana diz:
Espera, deixa eu te explicar...
"Ciclana não pode responder porque parece estar offline."

Agora sou eu quem pergunta: o que fazer quando isso ocorre? Falo sobre este assunto porque já passei por situação parecida... Realmente é difícil, pois quando não há o ‘olho no olho’ tudo fica mais complicado e a situação exige muita perspicácia e paciência para analisar o contexto da conversa e a personalidade da pessoa que estamos conversando. E se for alguém que não conhecemos pessoalmente? Bem, daí a coisa complica... Hehe! Ah! Mas, com certeza, uma boa pontuação ajuda na hora da interpretação!

E imagina uma ‘D.R.’ através do MSN? Não termina bem, experiência própria! Hahahaha...

E, agora, vou parando com minhas palavras por aqui, mais frustradas e com mais dúvidas e indagações sobre a comunicação controversa pelo MSN... Tá, tá gente, me apropriei de uma hipérbole*, exagerei um pouquinho... Hehe! Mas comentem, expressando opiniões, soluções ou, até mesmo, ‘causos’ de controvérsias no ‘Windows Live Messenger’. Até mais! : )

* Trata-se de exagerar uma ideia, com finalidade enfática.

Fonte


1 comentários:

Douglas Souza (Cantor e Compositor) disse...

Massa o artigo, cheguei à procura de alguma forma de contato e me deparei com um texto bem escrito, bem construido... Parabéns.
E justificando minha motivação inicial, quero muito saber como falar com Junior Lima e ser ouvido de fato? Agradeço qualquer sinal que me indique que caminho seguir rumo ao jubilo... Grande abraço !!!

Postar um comentário