Como ser feliz


Não existe uma receita, tal qual um bolo, de como ser feliz. Não há regras, não há manual, nada. Não é possível ensinar alguém a ser feliz.

Primeiro, porque a felicidade não é algo tangível, não podemos tocá-la, nem guardá-la em uma caixa e buscar quando quisermos. Depois, porque felicidade varia de pessoa para pessoa, cada um experimenta a felicidade de uma maneira diferente em cada situação. Felicidade é, na verdade, um momento passageiro de alegria, talvez. Nenhum de nós é capaz de viver feliz o dia inteiro, 7 dias por semana, 365 dias por ano, durante uns 80 anos. Simplesmente impossível.

E como a felicidade é pessoal e intransferível, ela não é a mesma para todo mundo. Ela pode significar um carro para um, uma casa para outro, ou simplesmente o abraço de alguém. Ela pode ser este abraço em um momento e um casamento em outro. A natureza do ser humano é de querer sempre mais, então sempre que tivermos algo, vamos querer mais logo adiante. Não nos damos por satisfeitos nunca, então a definição da felicidade varia muito.

Outro ponto importante é que a felicidade é algo interior. Não é uma pessoa ou uma alguma coisa que tem o poder de nos fazer felizes. Somos nós, no nosso íntimo é que criamos a felicidade. É a nossa maneira de pensar e, principalmente, de aceitar aquilo que somos e temos. Ao aceitar quem somos e as coisas que temos, seremos gratos por elas e um sentimento de alegria toma conta de nós. Se por outro lado acharmos que falta alguma coisa na vida, então a felicidade estará bem distante. Se acharmos que nossa casa não é boa o suficiente, que o carro não anda tanto, que o emprego é ruim, que a esposa devia era ir para o Japão e parar de encher o saco, então realmente, ser feliz será muito difícil.

E note que casa, carro, emprego e esposa (ou marido) são todos frutos das nossas escolhas. Somos nós que escolhemos onde morar, no que trabalhar e com que namorar ou casar. Se as coisas não estão como queríamos, somos nós os principais responsáveis por isso. Ninguém mais tem culpa, nem Deus, nem os outros. Mas nós mesmos. E se não estamos contentes com algo, temos mais é que ir em busca daquilo que queremos. Só o agir e correr atrás dessas coisas já muda todo o ânimo, alterando o estado de espírito que antes andava desanimado para outro mais empolgado e alegre.

A minha resposta para a pergunta “Como posso ser feliz?” é muito simples: Fazendo feliz a você mesmo. Buscando você as coisas que lhe fazem feliz. Nada nem ninguém poderá lhe fazer feliz a não ser você mesmo. Se a vida não está como gostaria, busque mudar o que está errado. Só assim podemos ser felizes.



0 comentários:

Postar um comentário