Homem sem calças a dançar

Uma entrevista de trabalho é um momento demasiado importante para existir lugar para gafes. Embora seja compreensível que uma entrevista possa ser muito stressante, se evitar cometer erros crassos, as suas hipóteses de conseguir o trabalho em causa serão muito maiores. Embora possam parecer erros óbvios lembre-se que só tem uma hipótese de impressionar!

Chegar atrasado

Chegar atrasado diz uma coisa sobre si: incapacidade de organização! Para além da incapacidade de organização também pode sugerir que não será capaz de chegar a horas ao trabalho.

Prepare-se. Obtenha indicações exactas para o local da entrevista. Se puder, vá até ao local no dia anterior à hora marcada da entrevista para prever o tempo que demora a chegar. Depois de estimar o tempo, acrescente pelo menos 20 minutos a mais para qualquer acidente que possa acontecer.

Que fazer? Se notar que vai chegar atrasado, ligue para a pessoa que o vai entrevistar e avise que não será capaz de chegar a horas. Explique a situação e peça desculpas sinceras, demonstrando a sua disponibilidade para remarcar a entrevista para uma hora ou dia que dê mais jeito ao entrevistador.

Ser mal-educado

Se não for capaz de tratar todos com igual respeito isto só significará que não será capaz de trabalhar num ambiente civilizado e manter um bom ambiente no trabalho.

Que fazer? Trate todas as pessoas com respeito e consideração desde o porteiro até ao administrador da empresa.

Não saber nada acerca da empresa

Se não souber nada sobre a empresa dará a impressão de ser uma pessoa pouco aplicada e de ter pouco interesse na empresa.

Que fazer? Prepare-se, veja o website da empresa na Internet, veja e analise os seus produtos, as filiais, a filosofia de trabalho, e reveja bem quais são as características exigidas para conseguir o trabalho.

Ser exagerado

Por muito que queira demonstrar ser o mais adequado para o cargo que está a ser entrevistado, se o empregador perceber que está a exagerar ou que não está a dizer a verdade, a sua credibilidade cairá por terra.

Que fazer? Seja honesto acerca dos seus feitos profissionais e certifique-se de garantir os devidos créditos aos membros da equipa com a qual trabalhou.

Começar por perguntar o salário

É um grande motivo de desconfiança para os entrevistadores caso reparem que só está a concorrer ao lugar apenas pelo dinheiro. A primeira coisa que deve perguntar não é qual será o seu salário ou benefícios salariais.

Que fazer? O salário é um assunto quase sempre delicado, mantenha-se flexível: primeiro deixe a entrevista decorrer e só depois é que deve perguntar acerca do salário. Só negocie o salário se lhe for proposto o cargo, de outra forma não o faça.

Dizer mal da empresa ou patrão anterior

Criticar a empresa ou patrão anterior é um NÃO! Nunca caia no erro de fazer isto, pois só significará que não é capaz de ser leal e apenas capaz de dizer mal. Para além disso as pessoas das empresas, especialmente se estiverem no mesmo ramo, conhecem-se.

Que fazer? Se um potencial empregador lhe perguntar acerca do motivo pelo qual decidiu abandonar o emprego prévio ou sobre coisas negativas acerca da empresa anterior, tome alguma responsabilidade acerca da sua saída da empresa, nem que seja porque necessitava de algo mais motivador, e seja sempre o mais breve e positivo possível.

Ser emocional

Uma entrevista não é um local ou momento para demonstrar os seus sentimentos. Deve ser o mais sereno e calmo possível. Se ficar irritado ou triste, quem lhe estiver a fazer a entrevista poderá pensar que não será capaz de lidar com a pressão do trabalho.

Que fazer? Se sentir que está a ficar emocional, mantenha-se firme, acalme-se e saiba que não há necessidade de ficar dessa forma.

Divagar sobre si

A entrevista é acerca da sua pessoa mas não pode parecer demasiado centrado em si. Não exagere a falar sobre a sua pessoa.

Que fazer? Pratique a entrevista com um amigo ou com alguém que trabalhe na área dos recursos humanos e treine a entrevista com ele, no final peça-lhe uma opinião honesta acerca de como correu. Mantenha as suas respostas concisas e informativas. No final da entrevista se notar que precisa de acrescentar algo peça para fazer um pequeno parêntesis e seja conciso acerca do que pretende acrescentar acerca de si.

Considerar-se perfeito

Quase todas as entrevistas têm a famosa questão: “Quais são os seus pontos fracos?”, nunca caia no erro de dizer que não os tem ou que nunca pensou nisso. Um bom profissional é honesto e auto consciente de si.

Que fazer? Seja honesto, autocrítico, no entanto, mostre como tem mudado os seus pontos fracos ao longo do tempo.

Mostrar desespero

Mostrar desespero ou muita ansiedade pode arruinar as suas hipóteses de conseguir o emprego. Se se demonstrar desesperado quem o entrevistar poderá considerar que o seu desespero está acima das suas capacidades profissionais.

Que fazer? Depois de terem passado cerca de 5 dias ligue ao entrevistador para agradecer a oportunidade e se notou que a entrevista não correu muito bem, aproveite o momento para concisamente adicionar alguns factores que deveria ter dito durante a entrevista.



0 comentários:

Postar um comentário