Colegas de emprego
Créditos Imagem
Licença:
CC Attribution 2.0

Se gosta ou pretende ter uma carreira profissional acreditada de longa duração e prosperidade saiba que existem certos assuntos sobre os quais nunca deve falar no seu local de trabalho. Muitos assuntos transformam-se em mexericos que mais tarde se podem transformar em verdades destorcidas, e que sem que repare lhe destruirão a vida profissional. Opte sempre pelo “menos é mais”, e saiba que demasiada informação é isso mesmo: demasiada! Se contar mais do que deve no seu local de trabalho, a perspectiva dos seus colegas irá mudar acerca da sua pessoa, e mais tarde por muito que deseje não poderá reverter uma ideia formada que já se difundiu na empresa.


Manter uma conversa para fazer passar o tempo ou para ser simpático para os colegas de trabalho não significa partilhar a sua vida pessoal ou assuntos menos discretos, há sempre notícias do mundo e do tempo...


Então saiba o que não deve partilhar no seu local de trabalho:


Historial médico. Não é há toa que os médicos, hospitais e recursos humanos das empresas estão proibidos por lei de partilhar informação médica sobre a qual têm acesso. As pessoas têm tendência para julgar as outras pela sua história de saúde, se os colegas de trabalho descobrirem que tem um problema de saúde grave começarão a tratá-lo com mais condescendência ou mesmo com pena, algo que não será muito benéfico para a sua carreira.



Informação confidencial relacionada com o seu trabalho. Se trabalhar no departamento de projectos e souber que a empresa está à procura de uma outra empresa para subcontratar, ou que irá lançar um projecto inovador, nunca comente isto com os seus colegas. A sua reputação de trabalhador ético baseia-se também no facto de a sua empresa saber que pode contar com a sua confidencialidade.


Está à procura de um novo emprego. Jamais partilhe com os seus colegas que em vez de ir às consultas do dentista está a ir a entrevistas de trabalho, ou mesmo que está a pensar mudar de trabalho, mais tarde ou mais cedo o seu patrão irá descobrir os seus planos e não será por si.


Redes sociais. Se costuma ter um local para os seus amigos na Internet como o Hi5 ou outra rede social, não a partilhe com os seus colegas de trabalho, saiba que estas redes sociais são óptimas para descobrir a sua vida privada e convém manter a vida privada separada ao máximo da profissional.


Assuntos íntimos ou amorosos. Se está com problemas na sua vida sentimental ou pessoal, partilhe isso com uma amigo ou familiar próximo, por muito que o colega de trabalho lhe pareça alguém próximo e acessível para desabafar, nunca escolha esta opção pois ele poderá não ter o discernimento de saber separar a vida pessoal da vida profissional e irá julgá-lo mais pela vida pessoal do que pela profissional.



Política e Religião. Todos têm direito às suas crenças mas isso não deve influenciar a sua performance no trabalho. Se partilhar veemente com os seus colegas as suas ideologias religiosas ou políticas, os seus colegas poderão julgá-lo de acordo com estas convicções em vez de o fazerem pelo seu bom desempenho profissional.


Partilhar informações sobre o seu salário. Evite divulgar os seus ganhos salariais, pois pode levar a especulações e intrigas sobre se ganha pouco ou muito em comparação com os seus colegas ou relativamente ao trabalho que faz. Por vezes os seus colegas poderão não compreender o seu trabalho e logo não compreender o seu salário, por isso guarde-o para si.


Os seus privilégios. Se pode pagar um MBA nos EUA ou se os seus pais são super ricos, ou se a sua mulher é a Miss Universo não interessa para a sua vida profissional, não queira ser julgado pelo que tem mas sim pelo seu desempenho.


Problemas psicológicos. Se teve uma depressão, se frequenta um psicólogo ou psiquiatra, nunca partilhe este tipo de informação com os seus colegas de trabalho pois isto é como a informação médica: é um assunto que apenas a si diz respeito, não sendo necessário colocar-se numa situação mais vulnerável em frente aos seus colegas.



Piadas raciais ou machistas. Mesmo que possa achar que não existe maldade nenhuma numa certa piada, outros seus colegas poderão julgá-lo mal, e avaliar o seu carácter pelas anedotas que conta ou piadas que diz aos seus colegas. Para além de poderem ser ofensivas, poderão causar-lhe muitos dissabores e até inimigos dentro do local de trabalho.


http://cromossomay.com/artigos/nunca-deve-partilhar-colegas-trabalho



0 comentários:

Postar um comentário