O que o faz comer mais?


Homem a comer uma sanduiche

Sabe o que faz desencadear o apetite? Descubra porque é que o seu corpo em determinadas circunstâncias pede mais alimento.

Variedade

Por vezes basta uma pequena porção de tudo para que o corpo fique satisfeito. Porque é que depois de uma grande refeição o corpo ainda anseia por uma sobremesa apesar de se sentir cheio? Porque a necessidade de ingerir açúcar ainda não foi satisfeita. Por vezes basta um pouco de fruta misturada com a refeição para evitar este desejo.

Visão

O cérebro reage de forma diferente ao facto de se estar a olhar para algo que se gosta de comer, ao oposto de algo que não se gosta. O corpo tem um processo de antecipação que prepara o corpo para receber comida. É esse o motivo pelo qual se começa a salivar quando se olha para um alimento que se gosta.

Hora do dia

Através da rotina o corpo fica condicionado a ansiar por comida a determinadas horas. Quando acordamos o corpo espera um pequeno-almoço, às 13:00 espera um almoço, … são necessários cerca de 100 dias para que o corpo se habitue a receber comida a uma determinada hora. Se às 20:30 sente fome é porque habituou o seu corpo a ser alimentado a essa hora.

Aroma

O cheiro dos alimentos é uma forma que o corpo tem de registar que existe comida por perto. Este tipo de acontecimento desencadeia a libertação de insulina que é o factor responsável pela sensação de fome. Na realidade, o aroma e a visão são os grandes desencadeadores do apetite.

Hidratos de carbono refinados

Depois de ingerir uma refeição rica em hidratos de carbono refinados como os que se encontram no pão branco, na massa não integral, etc... o corpo rapidamente reclama por comida. Os alimentos ricos em hidratos de carbono refinados fazem com que o nível de açúcar no sangue desça, o que faz com que a vontade de comer seja logo despoletada.

Álcool

A ingestão de demasiado álcool provoca não só a falta de discernimento para as decisões mais importantes como também para o facto de não se aperceber que está a comer demais. Se estiver de dieta evite o álcool, pois alguém que esteja a beber e a comer ao mesmo tempo, tem a probabilidade de ingerir mais comida do que se não adicionar o álcool à refeição.

Temperatura

Quanto mais frio estiver mais o corpo anseia por comida para se manter quente. Sempre que o corpo necessita de comida o metabolismo baixa, diminuindo a temperatura corporal, levado este facto ao aumento do apetite.



0 comentários:

Postar um comentário